banner

light novel rebeliao

ANIME DE MECHAS - Mobile Suit Gundam - RESUMO RÁPIDO

 Mobile Suit Gundam


Nota: 8/10

Eu descobri este anime no final do mês passado e goste bastante, tanto que aqui estou eu escrevendo sobre ele.

Ele faz parte de uma coletânea de filmes e seriados onde a história acontece no mesmo universo, porém em épocas diferentes.

Meu primeiro contato foi na Netflix com o ultimo filme da serie, que… eu não entendi nada, mas mesmo assim gostei. Então fui procurar por mais filmes ou seriados que me fizessem compreender a história. E vamos lá:

O que temos nesta saga? Diálogos repletos de reflexões, mundos totalmente novos, naves espaciais, sabres de luz e bastante aventura. Se você está procurando novas estórias para se distrair e ao mesmo tempo filosofar, aqui você encontra exatamente isso!

Breve Apresentação:
Em uma época distante da nossa a Terra começa a se deteriorar de tal modo que fica difícil a vida nela. Os humanos criam colônias espaciais que imitam a atmosfera da Terra e enviam para lá uma grande parcela da população com a promessa de uma vida melhor. No entanto, as pessoas enviadas para o espaço são as mais pobres, as ricas permanecem na Terra e aproveitam do luxo as custas do trabalho forçado daqueles que foram viver no espaço.

Isso gera uma guerra onde os menos favorecidos querem o seu lugar ao sol, eles lutam por justiça e uma vida mais digna para eles mesmos e aqueles a quem amam.

As guerras são em maioria no espaço com naves espaciais e mechas, mas há algumas em terra firme também.

É um anime com muitos diálogos ricos de reflexões, os personagens são muito bem feitos e o desenho muito bom também, mas ainda vai melhorando com o tempo.

Abaixo irei postar resumos mais detalhados que podem conter spoilers, leia só se gostar ou se já assistiu.

Resumo dos filmes e seriados com spoiler:
Mobile Suit Gundam I, II, III
Amuro Ray é filho de um brilhante engenheiro espacial que participou na criação do Gundam (um mechas), ele é bem desligado com as coisas a sua volta e muito jovem, por isso imaturo e um pouco irresponsável.

Quando acontece um ataque na Terra onde ele morava, ele descobre ser capaz de pilotar um Gundam, de forma impensada e por puro calor do momento, o rapaz entra no grande mecha e começa a pilotá-lo apenas com seus conhecimentos básicos de engenharia mecânica e um manual de instruções.

De inicio ele pena muito, mas com pouco tempo já está pilotando bem e salva muitas pessoas, ainda que muitas tenham morrido. Depois ele descobre que sua capacidade de pilotar tão bem sem nenhum treinamento é pelo fato de ele ser um novo tipo, ou seja, uma evolução humana para uma capacidade mental mais poderosa em raciocínio e agilidade.

Ele passa a fazer parte de uma grande nave que tem por objetivo levar os civis para um lugar mais seguro, sendo eles mesmos os civis. A nave deles é atacada diversas vezes obrigando-os a lutar. Com o tempo os outros blocos governamentais percebem que quase todos, os tripulantes da nave são novo tipos, ou seja possuem uma habilidade mental evoluída. Com isso começam a usar crianças como soldados de guerra em suas missões, fazendo experimentos.

O inimigo deles em especial são o povo de Zeon, eles querem independência da Terra, por serem exploradas pela Federação da Terra. É tipo quando Portugal conquistou o Brasil e fez o que bem entendeu com o povo explorando a nossa terra.

Char Aznable finge que está apoiando a família líder de Zeon, mas na verdade ele é um traidor que deseja se tornar líder de Zeon.

Mobile Suit Gundam Char contra-ataca
Char se torna líder de Zeon e tenta usar um asteroide para destruir a Terra com o objetivo de acabar com toda a Federação, se livrando dos terráqueos. Tudo em prol da libertação de Zeon.

Nessa fase todos os personagens já são jovens adultos e o capitão Bright Noa tem dois filhos, uma menina e um menino. Enquanto a menina permanece com a mãe na Terra, o menino Hathaway é enviado para o espaço e acaba na mesma nave que seu pai.

O jovem Hathaway conhece Amuro e luta ao seu lado para proteger a Terra da destruição, também para salvar uma jovem pela qual está apaixonado. No fim a jovem acaba morrendo assim como Char. A Federação da Terra vence e ganha um tempo de paz.

Mobile Suit Gundam Hathaway 2021
O filme se passa depois de Char contra-ataca. Hathaway é filho do capitão Bright e se une a um grupo terrorista com o objetivo de lutar contra a Federação, por serem injustos com os nascidos no espaço. Mas todos os planos acabam indo por terra quando ele conhece uma jovem misteriosa capaz de ler pensamentos, para protegê-la ele muda os planos da ação terrorista, prejudicando seu andamento e seus colegas.

Acaba que a ação se torna um fracasso e Hathawy precisa voltar para o se esconderijo longe dos olhos da Federação.

Acho que vou reassistir, pois como não conhecia os outros filmes e séries, fiquei perdidaça… kkkk

Mobile Suit Gundam UC Unicórnio
Esta fase é formada por sete episódios, sendo assim uma série. Não há nenhum personagem das anteriores e se passa três anos após Char contra-ataca.

Banagher é o personagem principal nessa série, ele é um estudante que trabalha meio período limpando destroços de naves, mas sua vida muda totalmente quando ele conhece Audrey (que na verdade se chama Mineva da família Zabi). Os dois decidem encontrar a caixa de Laplace, acreditam se tratar de algo que pode dar poder a Federação da Terra e trazer paz definitiva.

O garoto cresceu sem o pai, mas em um dia fatídico, seu pai se revelou a ele e entregou a guarda do Gundam Unicórnio. O jovem faz parte da linhagem da família Vist, que tem muito poder e influencia na Terra.

Um homem loiro com mascara se auto intitula A Segunda Vinda de Char, muito parecido fisicamente com Char, confundo as pessoas que acham se tratar do original, mas na verdade ele foi modificado geneticamente para se parecer com Char. Ele deseja ter a guarda da caixa de Laplace para usar como moeda de troca e chantagear a Federação.

No fim, ele morre e a caixa de Laplace fica nas mãos de Mineva e Banagher que decidem mostrar ao mundo. Essa placa tem a assinatura de todos os lideres mundiais e deixa claro os direitos de quem vive na Terra e nas colônias espaciais como sendo os mesmos.

A Federação decide destruir a colônia espacial com um super laser que mataria varias pessoas de Zeon, mas Banagher e seu amigo Riddhe unem forças e arriscam suas vidas como escudo, ficando de frente ao laser dentro de seus Gundams. Assim eles protegem a colônia do ataque e salvam muitas vidas.

Um discurso final de Mineva explica que a constituição verdadeira foi escondida pela Federação e a família Vist para evitar uma guerra, porém já é hora de todos saberem a verdade e respeitarem os direitos daqueles que vivem no espaço.

Mobile Suit Gundam:
Iron-Blooded Orphans
A fase Iron-blooded orphans se mostra muito diferente das outras, pois destaca muito a família e laços de amizade acima de proposito. Mikazuki é um jovem órfão que possui laços muito fortes com Orga, outro órfão. São residentes de Marte, deixados a própria sorte quando pequenos, mas juntos se esforçam em sobreviver. 

 
Mika desde bem novo, talvez pela dureza da vida, se torna frio e determinado,  segue as ordens de Orga sem questionar, para ele o que Orga fala é lei, e nisso o próprio Orga se sente pressionado a não desapontá-lo.
 
Após uma rebelião contra seus patrões abusadores, eles criam a Tekkadan, uma organização composta em sua maioria de crianças que como eles não possuem famílias, pois foram abandonados por sua pátria. Essa organização se torna uma família de verdade e eles se esforçam para proteger mutualmente enquanto se envolve em batalhas duras e mortais para trazer prestígio a organização que lhes serve como família.
 
Kudelia é uma moça que deseja trazer a libertação de Marte, porque Mate tem sido explorado pela Federação da Terra. Mas a Federação fará de tudo ao seu alcance, para impedi-la. A Tekkadan garante a sua escolta até à Terra para conhecer um exilado político e junto com ele exigir mudanças do senado.
 
É uma história marcada pela perda de muitos personagens carismáticos e um dos poucos animes que matam os personagens principais, porém estamos falando de guerra, então acho justo que sejam todos tratados com igualdade em viver e morrer.
 
A Tekkadan liderada por Orga se torna muito forte e passa a ter bons aliados como os Turbine, formados por Naze, sendo ele o capitão e suas várias mulheres. Naze convence Orga de fazer da Tekkadan uma organização dentro da irmandade mafiosa que trabalha com negócios duvidosos, ele aceita e foram uma parceria. Porém, essa parceria começa a ser questionada quando Orga também decide se juntar a Federação da Terra em alguns serviços.
 
No fim, a Tekkadan sai da organização mafiosa e tenta apoiar a parte rebelde da Federação coordenada por McGillis. Os rebeldes da Federação desejam trazer uma nova ordem de justiça e igualdade, expondo toda a corrupção da Federação, mas por trás disso McGillis deseja se tornar um tipo de líder supremo, para fazer as mudanças conforme o que acha ser justo, sem interferências.
 
O resultado disso tupo é que: Sim, Kudelia consegue fazer mudanças significativas na política da Federação e consegue que Marte seja reconhecida como um planete autônomo. A Federação é obrigada a se reformular tornando-se mais justa. O custo de tudo isso é a morte de várias crianças da Tekkadan, incluso seu líder Orga e Mika (um dos melhores pilotos de Gundam).
 
Os sobreviventes passam a viver com mais alegria, segurança e fartura. Atra gera um filho de Mika que é uma mescla perfeita de aparência e personalidade do pai e da mãe, que vivem na fazenda a qual eles cuidaram com tanto carinho.
 
Eu queria que Orga vivesse, queria também que Mika vivesse porque me apeguei a eles, mas, guerra é guerra.




Em uma sociedade "perfeita", crianças são capturadas e transformadas em soldados poderosos. Mas um jovem ganancioso decide se rebelar contra esse sistema opressor. Sua sede de vingança e ambição pelo poder o levam a iniciar uma revolução. O que ele busca? Nada menos do que derrubar a Ordem vigente e se tornar o novo imperador, moldando o mundo à sua vontade. Será que ele terá sucesso? Será que sua causa é justificável para uma guerra?

Descubra todas as respostas no livro Light Novel Rebelião. Peça agora mesmo seu exemplar impresso diretamente com a autora. Prepare-se para uma jornada intensa e cheia de surpresas!

Comentários